quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Palmela vai ser zona livre de cultivo de variedades geneticamente modificadas


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 7 de setembro, a proposta de estabelecimento do território do Município como zona livre de cultivo de variedades geneticamente modificadas, documento que será sujeito à deliberação da Assembleia Municipal.
O cultivo de organismos geneticamente modificados está em desalinhamento com as políticas municipais de defesa do ambiente e da agricultura sustentável e possui fortes impactes negativos na natureza, na economia local,  na sociedade e na saúde.
Palmela é um território que prima pela cultura de produtos endógenos de grande qualidade, que o município tem  vindo a promover como fator diferenciador e promotor de uma economia sustentável de base local. O eventual cultivo de transgénicos colocaria em risco o nosso património genético e o prestígio dos produtos agrícolas e seus derivados.
Esta proposta surge no âmbito das consultas determinadas por lei, realizadas pelo Município, onde se constatou não existirem notificações de cultivo de variedades geneticamente modificadas no concelho, por parte da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Constatou-se, ainda, que a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal se pronunciou favoravelmente quanto a esta intenção e que não houve qualquer pronúncia, no prazo estabelecido para o efeito, ao edital (143/DADO-DAG/2016), relativo à intenção do município de promover o estabelecimento de uma zona livre do cultivo de transgénicos.