terça-feira, 11 de outubro de 2016

Município apoia atividade do movimento associativo com 38.300 euros


A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública do dia 6 de outubro, um conjunto de propostas de apoio financeiro, no valor global de trinta e oito mil euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a atribuir a associações culturais do concelho e  aprovou, ainda, os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo  entre o Município e o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz e a União Desportiva da Palhota.

Associações culturais com formação musical recebem 5 mil euros

A comparticipação financeira anual do Município às escolas de música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica União Agrícola, Sociedade de Instrução Musical e Associação de Amigos Juntos pela Orquestra Nova de Guitarras totaliza 5 mil euros. A autarquia considera indispensável continuar a apoiar as estruturas associativas do concelho que se dedicam ao ensino da música, um trabalho que tem contribuído para o desenvolvimento cultural  e o bem estar-estar das populações, em particular dos jovens.

Festa de Todos os Santos apoiada com 3.300 euros

A 260ª edição da Festa de Todos os Santos, que decorrerá entre 29 de outubro e 1 de novembro, em Quinta do Anjo, conta com uma comparticipação financeira da Câmara no valor de 3.300 euros. Trata-se de uma das mais antigas festividades do concelho que tem mantido a sua regularidade em resultado de um forte envolvimento da comunidade, contribuindo, desta forma,  para a valorização das tradições e história local. A autarquia assume-se, uma vez mais, como parceira na concretização desta iniciativa e apoia, também, nos aspetos logísticos e de divulgação do evento.

Protocolo de Cooperação com a Fiar - Associação Cultural atualizado

O Protocolo de Cooperação  entre a Câmara Municipal e a Fiar  - Associação Cultural, celebrado em 2015, foi alterado, face às expetativas de apoios financeiros previsto, inferiores ao previsto, nomeadamente, por parte da Secretaria de Estado da Cultura. A comparticipação financeira de 30 mil euros foi atualizada, ficando distribuída da seguinte forma: 15 mil euros (2015) e 15 mil euros (2016). Com esta atualização, a FIAR poderá cumprir compromissos assumidos com a edição de 2106 do Festival Internacional de Artes de Rua.


Câmara Municipal, Estrelas de Algeruz e U. D. da Palhota acertam parceria institucional

Os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município, o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz e a União Desportiva da Palhota, no âmbito da promoção e desenvolvimento da Dança Desportiva, relativos a 2016, foram aprovados.
Os Contratos Programa dão, assim, continuidade à parceria institucional entre as entidades e contemplam a transferência de verbas – 3.500 euros (Estrelas de Algeruz) e 2.000 euros (U.D. Palhota) – a utilização do Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo para a organização de um evento inserido no calendário competitivo da Federação Portuguesa  de Dança Desportiva e o apoio em serviço de transportes, para competições fora do concelho.