terça-feira, 11 de outubro de 2016

Palmela promove o encontro da escola com a Comunidade Educativa


Palmela Município Educador, território de convivência e espaço educativo são os conceitos que dão o mote à Receção à Comunidade Educativa 2016, a decorrer até novembro, com um programa vasto, que procura envolver e corresponsabilizar os diferentes atores locais. O reforço da convivência entre a escola e a comunidade, da relação entre as gerações e do cruzamento entre aprendizagens formais e informais são alguns dos objetivos do Projeto Educativo Local, para uma educação qualificada e para todos, ao longo da vida.
No programa, promovido pela Câmara Municipal de Palmela com a Comunidade Educativa, destaque para o Momento Convívio, a decorrer no dia 13 de outubro, na Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, a partir das 18 horas, para assinalar o novo ano letivo, dar as boas vindas aos agentes educativos e homenagear os docentes aposentados no ano letivo anterior. O encontro conta com animação pelo Coro Intergeracional do Bairro Alentejano e alunos das escolas do concelho.
Entre 20 e 22 de outubro, o Município e os parceiros dão vida à primeira edição do Mercado da Cidadania “Palmela, Território de Convivência”, que aposta na divulgação de projetos e práticas socioeducativas, intensificando o diálogo entre gerações e estimulando aprendizagens comuns. A iniciativa desenvolve-se no Mercado Municipal de Pinhal Novo e conta com momentos de animação. 
O 2.º Fórum PEL, a 21 de outubro, é outra das iniciativas centrais do programa. Sob o tema “Sucesso Educativo: Caminhos a Percorrer”, este Fórum pretende promover um espaço de discussão e reflexão de conceitos, políticas e práticas das escolas, em articulação com a comunidade, reforçando a importância do Território Educador de Palmela.
Destaque, ainda, para a exposição “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), que irá passar pelas escolas do concelho entre 14 de outubro e 15 de novembro, com o objetivo de partilhar e refletir com os alunos os 17 ODS da nova Agenda Global para o Desenvolvimento até 2030.
Programa completo em www-cm-palmela.pt