segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Município reconhece importância do trabalho desenvolvido pela Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo


O Município de Palmela reconheceu, publicamente, a pertinência e a importância do trabalho social desenvolvido pela Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo. O reconhecimento, aprovado na reunião pública de 16 de novembro, surge em resposta ao pedido de parecer desta associação, elemento fundamental no âmbito do processo de obtenção do Estatuto de Utilidade Pública, estatuto que valoriza o papel destas entidades na comunidade e facilita a sua intervenção, através, por exemplo, de alguns benefícios fiscais.
Fundada a 15 de setembro de 2003 - na altura enquanto Grupo de Dadores de Sangue de Pinhal Novo - esta Associação está, hoje, ligada ao Instituto Português do Sangue e integrada na FEPODABES, Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, constituindo-se como um importante parceiro para o desenvolvimento social, bem-estar e saúde da freguesia e do concelho. Integra o Conselho Local de Ação Social de Palmela desde 2009, ano em que celebrou, com a Câmara Municipal de Palmela, um contrato de comodato relativo à instalação da sua sede no antigo edifício da GNR, no Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
Apesar das dificuldades económicas decorrentes da natureza não lucrativa da sua atividade, tem conseguido ampliar o seu campo de atuação, dinamizando, anualmente, cerca de 20 recolhas, com mais de 1.500 dadoras/es. Além da sensibilização e recolha de sangue, realiza, periodicamente, rastreios de saúde e recolha de amostras para potenciais dadoras/es de medula óssea, trabalhando com diversas faixas etárias. Organiza, ainda, a doação de roupa e cabazes de Natal e participa em momentos de animação e educação para a saúde promovidos por entidades parceiras.