sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Nova Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo – Sul avança


A Câmara Municipal de Palmela submeteu, em outubro, a candidatura a fundos comunitários, relativa à construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pinhal Novo – Sul. A construção desta nova unidade resulta de uma parceria formalizada com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e irá permitir a entrada em funcionamento de um equipamento de saúde com os padrões de qualidade e conforto recomendados por organismos nacionais. Apesar de se tratar de uma responsabilidade da Administração Central, o Município comprometeu-se com a execução dos projetos de arquitetura e especialidades, o lançamento da empreitada e respetiva fiscalização, acessos, estacionamentos, infraestruturas, arranjo e manutenção de espaços exteriores.
Amplamente reivindicado pelas autarquias locais e pela população, desde 2001, a USF será construída num terreno reservado há 14 anos e cedido pelo Município há sete, ao Ministério da Saúde, com a condição de concretizar este investimento no prazo máximo de dois anos.
Com um investimento global elegível de 1.275.000,00€, cofinanciado em 50% pelo FEDER, esta obra foi candidatada através da Prioridade de Investimento 9.7 – Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária – do Eixo 6 do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa2020).