segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Parceria com o Município de Palmela viabiliza reabilitação do edifício da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó


            A Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó vai ceder a utilização do seu edifício à Câmara Municipal de Palmela, em regime de contrato de comodato. A celebração deste contrato, que não prejudica a atividade regular da Associação, foi aprovada, de forma unânime, na reunião pública realizada a 16 de novembro.
            Esta parceria com o Município vem viabilizar a reabilitação do edifício da Associação, através de uma candidatura ao POLisboa 2020 PEDU – PAICD (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas). Entre outras atividades, este edifício assume especial destaque enquanto palco anual da Mostra de Vinhos de Fernando Pó, evento de referência na área dos vinhos, que viverá, em 2017, a sua 22.ª edição. A qualificação do espaço, com novas valências e conforto, contribuirá, consequentemente, para a renovação e ampliação desta Mostra, permitindo-lhe adequar-se ao nível crescente de exigência de visitantes e empresas participantes.

Fernando Pó vai ser “aldeia vinhateira”

O Município de Palmela pretende criar em Fernando Pó, freguesia de Marateca, um polo económico e de atração turística, através do conceito de “aldeia vinhateira”. Intitulado Centro Rural Vinum, o projeto parte da localização privilegiada da aldeia de Fernando Pó, no coração da região vitivinícola da Península de Setúbal, da existência de um conjunto de adegas de renome nacional e internacional e da realização regular da Mostra de Vinhos.
Com a utilização em regime de comodato, o Município vai poder utilizar o edifício como espaço de exposições e atividades locais, desenvolvendo outros momentos de exposição, debate, investigação e cultura, em torno do vinho, ao longo do ano.