quinta-feira, 31 de março de 2016

Palmela defende que lucro da AMARSUL seja investido na melhoria do serviço às populações

O Município de Palmela votou contra a distribuição de dividendos do exercício de 2015 da AMARSUL, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., aos acionistas, num total de mais de um milhão de euros. Esta tomada de posição, transversal a todos os Municípios da Península de Setúbal, foi tomada na Assembleia Geral ordinária da AMARSUL, realizada a 29 de março, e pretende reafirmar as preocupações com o serviço público, manifestadas desde o início do processo de privatização da EGF – Empresa Geral de Fomento pelo anterior Governo PSD-CDS, e consequente venda a um grupo privado que integra a Mota-Engil e a SUMA, entre outras.

Palmela defende que os dividendos devem ser reinvestidos na empresa, nomeadamente, com a colocação de mais ilhas ecológicas/ecopontos e com a melhoria dos circuitos de recolha e do próprio funcionamento interno, no sentido da qualificação e modernização do serviço prestado às populações.

A não aplicação dos lucros na empresa implica que a verba necessária ao seu funcionamento e à prossecução de novos objetivos seja refletida nas tarifas praticadas, com impacto direto na vida de milhares de munícipes dos nove concelhos. Palmela tem praticado aquele que é um dos tarifários mais baratos da Área Metropolitana de Lisboa, entre água, saneamento e resíduos, e ao longo dos 17 anos de existência da AMARSUL, os Municípios sempre defenderam que os lucros revertessem a favor de novos investimentos na empresa, prevenindo aumentos e maior pressão sobre os orçamentos familiares.


A privatização unilateral da maioria do capital social da AMARSUL veio alterar o modelo de gestão, dificultando o relacionamento com os Municípios, acionistas minoritários da empresa, com 49% do capital, e diminuindo drasticamente a sua capacidade de intervenção e decisão. Não obstante, os Municípios continuam a lutar pela manutenção do serviço público e contra o processo de privatização - estando, ainda, em curso ações judiciais - e rejeitam a visão puramente negocial sobre uma área tão determinante para a qualidade de vida dos territórios e das pessoas.

Leia a tomada de posição dos Municípios da Península de Setúbal aqui.

População de idade maior convidada a conhecer o património da região

Durante o mês de abril, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) visita três Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Palmela com trabalho na área das pessoas de idade maior. Estas visitas pretendem proporcionar a oportunidade de conhecer mais e de conversar sobre o património e a identidade da região.
Os encontros, promovidos pela Câmara Municipal de Palmela e pelo Museu, destinam-se à população em geral 55+ e decorrem na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo, na Associação de Convívio para Idosos de Cabanas e no Centro Social de Quinta do Anjo.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do telefone 212336606 ou do e-mail deis@cm-palmela.pt. Saiba mais sobre o MAEDS aqui.

            05 de abril – 10h30 | Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo
            14 de abril – 14h30 | Associação de Convívio para Idosos de Cabanas
            27 de abril – 14h30 | Centro Social de Quinta do Anjo


           

quarta-feira, 30 de março de 2016

Primavera com mais saúde e em boa forma

Neste início da Primavera, aproveite os dias mais longos e as temperaturas mais amenas para desfrutar do ar livre e contactar com o património natural e cultural do concelho. O programa municipal “Mexa-se em Palmela” propõe várias atividades, de participação gratuita e para toda a família, para que entre na nova estação com mais saúde e em boa forma!
Mais informações através do telefone 212336606 ou do e-mail deis@cm-palmela.pt.

3 de abril | 9h00 - Sociedade Recreativa e Instrutiva 1.º de Janeiro – Lagoa do Calvo
ROTA DO COZIDO EM BTT
Inscrições: http://apedalar.com/
Organização: Sociedade Recreativa e Instrutiva 1.º de Janeiro – Lagoa do Calvo
Apoio: Câmara Municipal de Palmela

9 de abril | 9h30 - Estação Rodoviária de Palmela
CAMINHADA DESPORTIVA “PALMELA - QUINTA DO ANJO - PALMELA”
Destinatários: Pais, alunos, funcionários e comunidade local
Grau de dificuldade: média
Distância aproximada: 12 km 
Duração prevista: três horas
Inscrição obrigatória até 7 de abril, através do e-mail cde.23palmela@gmail.com.
Apoio: Câmara Municipal de Palmela
Organização: Grupo - Equipa de Multiatividades de Ar Livre do Agrupamento de Escolas de Palmela

9 de abril  | 16h00 - Piscina Municipal de Pinhal Novo
HIDROSAÚDE - Aula Aberta de Hidroginástica
Destinatários: maiores de 14 anos
Inscrição na Piscina Municipal de Pinhal Novo através do telefone 212 389 900
Organização: Câmara Municipal de Palmela e Palmela Desporto, E.M.

17 de abril | 9h00
CAMINHADA DESPORTIVA “NA SERRA DE SÃO LUÍS”
Destinatários: População em geral (a partir dos 6 anos)
Grau de dificuldade V (I a V): Percurso de média distância com declives muito acentuados
Distância: 7,65 km
Duração prevista: três horas e meia
Inscrição até 14 de abril, às 16h30, através do telefone 21 233 66 06 ou do e-mail deis@cm-palmela.pt
Organização: Câmara Municipal de Palmela.




Prevenção da diabetes em debate no Dia Mundial da Saúde

A Câmara Municipal de Palmela e o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida/Unidade de Saúde Familiar Santiago, Palmela, promovem, no dia 7 de abril, um mini-colóquio dedicado à prevenção da diabetes. A iniciativa, apoiada pelo Rotary Club de Palmela e pelo Instituto Becel, pretende assinalar o Dia Mundial da Saúde e decorre na Biblioteca Municipal de Palmela, a partir das 14 horas, com a participação de vários profissionais de saúde. Na mesma data, estará patente, também, na Biblioteca e na Unidade de Saúde Familiar, uma exposição alusiva ao tema.
O Município e o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida/Unidade de Saúde Familiar Santiago são parceiros, no âmbito do projeto “Saúde Palmela”, e têm desenvolvido várias ações de informação e sensibilização sobre temas de saúde, para diversos públicos. A prevenção da diabetes é a temática proposta pela Organização Mundial de Saúde para 2016.


Concurso Completo de Equitação reúne os melhores cavaleiros nacionais em Rio Frio

O Polo Equestre de Rio Frio recebe, nos dias 2 e 3 de abril, o campeonato nacional de Concurso Completo de Equitação, que vai reunir os melhores cavaleiros nacionais.
Francisco Stilwell, atual detentor do título, irá defendê-lo perante adversários de peso como João Duarte Silva, também ele campeão de Portugal em 2014, já apurado para a prova rainha da modalidade, em Badminton, Inglaterra, a contar para o apuramento dos Jogos Olímpicos no Brasil.

O Concurso Completo de Equitação exige uma grande experiência e capacidade equestres nos binómios cavalo/cavaleiro, ao conjugar, numa mesma prova, as três modalidades olímpicas do hipismo: o Ensino, os saltos de obstáculos e uma prova de Corta Mato (cross). 


terça-feira, 29 de março de 2016

Em abril, "Eu Participo!"


O projeto de participação cidadã “Eu Participo!” continua em abril, com a primeira fase do processo Orçamento Participativo 2016, que integra cinco reuniões descentralizadas com as populações das diferentes freguesias, entre os dias 11 e 15, sempre às 21 horas, bem como reuniões internas com as equipas municipais.
Nesta fase, o Município vai ouvir sugestões e preocupações e recolher propostas de obras e ações para o próximo ciclo de trabalho. Em setembro, uma nova ronda de encontros públicos permitirá debater e hierarquizar as propostas apresentadas nesta fase, procurando integrá-las nas Grandes Opções do Plano.
Estas reuniões constituem-se como momentos privilegiados de contacto com as populações e de gestão pública participada.
Calendário:
11 de abril |  Salão da Junta de Freguesia - Pinhal Novo
12 de abril |  Salão da Junta de Freguesia - Quinta do Anjo
13 de abril |  Multiusos de Águas de Moura - Marateca
14 de abril | Centro Cultural de Poceirão - Poceirão

15 de abril | Biblioteca Municipal – Palmela 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Palmela queimou o Judas no sábado

   O Centro Histórico de Palmela viveu, no dia 26 de março, mais uma edição da tradicional Queima do Judas. Os visitantes acompanharam o percurso pelas ruas antigas, para ouvir os testamentos de cada um dos grupos de teatro e das associações participantes e para assistir à queima dos bonecos de palha, com recheio pirotécnico. No final, o Judas dinamizado pela Câmara Municipal marcava, já, encontro para 2017:

«...É festa, é fogo, é alegria,
Adeus amigos, até à vista!
Encontramo-nos para o ano,

Porque já sabem… Palmela Conquista!»

    A festa terminou com fogo de artifício e com todo o colorido e animação da Orquestra e dos Diabos dos Bardoada - Grupo do Sarrafo. veja aqui as imagens:

















Dia 4 de abril é a tradicional Segunda-feira de Merendas em Palmela!

Na segunda-feira após o domingo da Pascoela, dia 4 de abril, o Parque Venâncio Ribeiro da Costa - conhecido como “Esplanada do Castelo” – é ponto de encontro para a população de Palmela, que se reúne, a partir das 12h30, na celebração da tradicional Segunda-feira da Merendas.
Para os trabalhadores rurais de outras décadas, esta data representava a passagem para o horário de verão e tornou-se costume os patrões darem a tarde de descanso. Esta “folga” era, depois, transformada numa grande festa comunitária, com música e jogos, em que cada família trazia a sua merenda, para repartir. 

A Câmara Municipal de Palmela convida a população a reunir-se, uma vez mais, para uma tarde de convívio e partilha de uma merenda, neste espaço verde privilegiado do Centro Histórico da vila.





quarta-feira, 23 de março de 2016

Festival Queijo, Pão e Vinho está de regresso a 1 de abril com os sabores da Arrábida!

Entre 1 e 3 de abril, o concelho de Palmela promove a trilogia constituída pelos melhores sabores da Arrábida. A localidade de S. Gonçalo, Cabanas, na freguesia de Quinta do Anjo, é palco da 22.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, certame incontornável para quem deseja conhecer os produtos de qualidade desta região, onde o queijo de ovelha – com destaque para o Queijo de Azeitão DOP - os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são reis. A doçaria, a fruta, as compotas, o mel e os licores completam o leque de tentações, para saborear em ambiente rural e a par de um extenso programa de animação, pensado para toda a família.


Na área de gastronomia e vinhos, os laboratórios do gosto, a harmonização de queijos e vinhos da Península de Setúbal e a merenda com o Clube de Produtores da Arrábida são boas apostas (programa específico com inscrição). Para o público que anseia por um fim de semana mais tranquilo e bucólico, com oportunidade para contactar com os animais e conhecer as fases de produção do queijo de ovelha, o programa tem para oferecer as sempre animadas corridas de ovelhas no “Ovinódromo”, demonstrações de tosquia e visitas ao Museu do Ovelheiro, instalado no recinto. Um vasto leque de demonstrações equestres (batismos, aulas, volteio artístico, jogo de cabrestos, concurso de traje à portuguesa…), atividades infantis e passeios de BTT são mais algumas das propostas do Festival, que, como habitualmente, conta com momentos de animação musical e amplos espaços de gastronomia e de convívio.



O 22.º Festival Queijo, Pão e Vinho é uma organização da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. 







terça-feira, 22 de março de 2016

Palmela debate herança judaica nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos

A Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, 28 de março, com uma programação centrada no Espaço Cidadão, edifício inaugurado no final de 2015, que alberga a sede da Junta de Freguesia de Palmela. A herança cultural documentada neste edifício dá voz às distintas comunidades que o frequentaram, ao longo dos séculos, e permite-nos vislumbrar os seus quotidianos.

As comemorações decorrem a 3 de abril, domingo, com uma programação dedicada à cultura judaica, tendo por base a informação arqueológica do Espaço Cidadão e a documentação histórica sobre a vila de Palmela, nos séculos XV e XVI, nomeadamente, através dos processos inquisitoriais do Tribunal do Santo Ofício. Às 16 horas, o Professor Doutor Jorge Martins, historiador e membro do Conselho Consultivo da Rede de Judiarias de Portugal, profere a conferência «Judaísmo e Inquisição na Península de Setúbal: o caso de Palmela». Segue-se a realização de uma visita guiada que convida à exploração da exposição permanente, dedicada à importância histórica e arqueológica do Espaço Cidadão.


A participação é gratuita. Mais informação através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.


Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha para saborear em 26 restaurantes do concelho

Os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha estão de regresso ao concelho de Palmela nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.
Inspirados no Festival Queijo, Pão e Vinho (que decorre entre 1 e 3 de abril, em Quinta do Anjo) e na grande qualidade dos produtos locais, 26 restaurantes do concelho preparam menus criativos e requintados, onde os queijos de ovelha e, em particular, o Queijo de Azeitão DOP, têm lugar de honra. Entradas, pratos principais e sobremesas acolhem os aromas ricos e reconfortantes do queijo e proporcionam refeições de comer e chorar por mais.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul e estabelecimentos aderentes. Há descontos para utentes do Palmela Tourist Card. Consulte as ementas aqui.

Novas árvores em Palmela e Quinta do Anjo

      No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, em curso, a Câmara Municipal de Palmela promoveu, no dia 21 de março, duas iniciativas de plantação de árvores no concelho. 
        A primeira contou com o envolvimento da empresa Visteon, que apoiou a aquisição das árvores, através do projeto “Mecenas de Palmela”. As árvores – 20 olaias e amendoeiras – foram plantadas na mata do S. João, junto à Biblioteca Municipal de Palmela, por um grupo de colaboradores da empresa, com o apoio de uma equipa do Município e a participação da Vereadora Fernanda Pésinho.






      A Vereadora participou, mais tarde, com o Vereador Adilo Costa, numa outra plantação de olaias, na Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo, dinamizada com moradores locais. 






Palmela promove oferta turística na Vidigueira


A convite da Câmara Municipal da Vidigueira, Palmela vai estar presente no certame “Vidigueira Branco – Feira do Vinho e do Cante”, a decorrer de 25 a 27 de março, no Parque Multiusos. No stand do Município de Palmela, será efetuada a promoção da oferta turística e do calendário de eventos do concelho, bem como a realização de passatempos Palmela Tourist Card.
Também a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul estará presente para promover as suas atividades e comercializar os vinhos das empresas associadas.
A jovem palmelense Joana Espada, atual Rainha das Vindimas de Portugal e Rainha das Vindimas de Palmela 2014, participa na cerimónia de inauguração, no dia 25, às 12h00, e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo atua no dia 26, às 15h30.


Consulte o programa completo aqui.


Orquestra Nova de Guitarras celebrou o 10.º aniversário em Palmela

     O Cine-Teatro S. João, em Palmela, foi palco, a 19 de março, da Gala “10 Anos da ONG”, que marcou o aniversário da Orquestra Nova de Guitarras. O espetáculo, com direção musical do Maestro Miguel Madaleno, proporcionou ao público presente uma viagem pelos dez anos de trabalho da Orquestra. Veja como foi:





segunda-feira, 21 de março de 2016

Aprovado concurso público para prestação de serviços de recolha de resíduos


A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de 16 de março, a abertura de concurso público para prestação de serviços de recolha de resíduos no concelho, um encargo financeiro estimado  em 1.659.000 euros, para os três anos de contrato.
Esta prestação de serviços vem reforçar o trabalho desenvolvido pela autarquia no âmbito da Higiene e Limpeza Urbana e complementa o investimento significativo com os recursos próprios, nomeadamente, com equipamentos para deposição dos resíduos e aquisição e manutenção de viaturas.
Os serviços englobam, entre outras obrigações, a lavagem e desinfeção de contentores, remoção de monos e verdes e campanhas de sensibilização ambiental que visam promover uma cidadania mais esclarecida, responsável e comprometida na preservação do meio ambiente e dos espaços públicos.
Com este procedimento, a autarquia vai, assim, ao encontro das crescentes exigências da população, nesta área de  atividade municipal.





Município aprova moção pela reposição das Freguesias de Marateca e Poceirão


    A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por maioria, com o voto contra do Vereador do PSD/CDS-PP seguinte moção pela reposição das Freguesias de Marateca e Poceirão:

«A reorganização administrativa territorial autárquica que determinou, em 2012, a extinção e agregação de mais de mil freguesias em todo o território nacional, impôs ao concelho de Palmela a criação da União das Freguesias de Marateca e Poceirão, contra a vontade dos órgãos democraticamente eleitos e as suas populações.
Do amplo debate dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, no sentido de auscultar as populações e promover a necessária reflexão sobre as suas consequências para o concelho de Palmela, resultou clara a rejeição da extinção de qualquer freguesia do nosso território.
Entre outras iniciativas, foi entregue na Assembleia da República uma petição, que reuniu mais de quatro mil assinaturas, para a reabertura do debate e, após a aprovação desta lei (22/2012), foi aprovado, por unanimidade, um manifesto das assembleias de freguesia repudiando esta reorganização administrativa, que não teve em conta a opinião das autarquias e populações, nem as especificidades do território rural abrangido.
Acresce que, no concelho de Palmela, esta reorganização administrativa impôs a agregação das freguesias de Poceirão e Marateca, numa interpretação dúbia do diploma – sendo atribuída ao Município a classificação de nível 2 que, pela sua extensão e densidade populacional, reunia os requisitos exigidos para a manutenção das cinco freguesias (15 mil habitantes por freguesia urbana e 3 mil nas rurais), foi, por outro lado, determinada a extinção de uma freguesia por aplicação de um regra geral de redução de 30 por cento, a todos os municípios com mais de quatro freguesias.
Quase quatro anos após a imposição da agregação de Marateca e Poceirão, constata-se que os “ganhos de eficiência e de escala” e a “melhoria na prestação de serviços públicos”, alegados pela maioria que impôs esta reorganização administrativa, não se confirmaram. E só um profundo desconhecimento do nosso território, e em particular das duas freguesias rurais agregadas, poderia entender como aceitável esta decisão a régua e esquadro.
Marateca e Poceirão são marcadas por uma forte dispersão dos seus aglomerados habitacionais, continuam sem transportes públicos que liguem as duas freguesias e cada uma delas à sede do concelho.
Após um sério investimento municipal na descentralização de competências e serviços públicos de proximidade que possam servir melhor as comunidades dispersas, a concentração fez retroceder exemplos de boas práticas na gestão autárquica e tornar mais dispendiosos e morosos os serviços à população, que passou a ter menos eleitos envolvidos no trabalho pela melhoria das suas condições de vida.
A agregação de Marateca e Poceirão veio ainda alterar a densidade populacional deste território, prejudicando a sua classificação como freguesias rurais e impedindo, por essa via, entre outros, o acesso ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020, ou seja, ao financiamento comunitário para investimentos e apoio ao seu desenvolvimento.
Acresce que, numa tentativa de pressionar os órgãos autárquicos a aceitarem esta reorganização administrativa, a lei criou profundas discriminações no financiamento das freguesias. Assim, as freguesias cuja agregação foi imposta, contra a vontade dos seus órgãos autárquicos não têm qualquer majoração financeira, ao contrário daquelas cuja agregação resultou da pronúncia a favor das respetivas Assembleias Municipais.
A União das Freguesias de Marateca e Poceirão tem 8500 habitantes, dispersos por um território rural com 282 quilómetros quadrados, ou seja, mais de metade dos 465 quilómetros quadrados do concelho de Palmela e uma área incomparavelmente superior aos concelhos de Lisboa (83,84 km2) Amadora (23,77 km2), Oeiras (45,84) ou Setúbal (170,57 km2).
A nova conjuntura política, com uma maioria parlamentar cujos partidos se opuseram à agregação das freguesias contra a vontade das suas populações, faz renascer a esperança de que um outro debate, mais amplo e no respeito pelo poder local democrático e a sua autonomia, consagrada na Constituição da República, pode ser aberto.
Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão descentralizada, em Cajados, na Freguesia de Marateca, no dia 16 de Março de 2016, delibera:
-         Reafirmar a sua firme oposição à reorganização administrativa territorial autárquica imposta pela Lei 22/2012;
-         Recomendar à Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia o debate e a reapreciação deste processo;
-    Manifestar a frontal oposição à desigual repartição de recursos financeiros pelas Juntas de Freguesia e exigir a reposição das verbas subtraídas às freguesias ao longo dos últimos anos;
-    Solicitar a intervenção dos grupos parlamentares da Assembleia da República, no sentido de promoverem a revogação da lei 22/2012 e tomarem medidas legislativas que visem a reposição das Freguesias de Marateca e de Poceirão, anulando a sua agregação.
-         Enviar a presente moção para:
Presidente da Assembleia da República
Grupos Parlamentares da Assembleia da República
Primeiro- Ministro
Ministro Adjunto
Associação Nacional de Municípios Portugueses
Associação Nacional de Freguesias
Assembleia Municipal de Palmela
Juntas de Freguesia de Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e União das Freguesias de Marateca e Poceirão.»







Grupos de Teatro de Amadores apoiados pelo Município com três mil euros



A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de 16 de março, a atribuição de apoios financeiros no valor de 3 mil euros aos grupos de teatro de amadores TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo, Grupo de Teatro Ensaiarte e Teatro Sem Dono.
Enquadrada pelo Programa Municipal de Teatro, esta verba – um importante contributo para o desenvolvimento das suas criações - foi atribuída aos grupos que desenvolvem trabalho relevante e não têm protocolo de cooperação  com a autarquia. Os grupos de teatro de amadores desempenham um papel muito importante junto da comunidade, contribuindo, significativamente, para a promoção e difusão da arte teatral no concelho.
      




Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 16 de março, duas propostas na área da intervenção social: a celebração de contrato de comodato entre o município e a União Social Sol Crescente da Marateca, com vista à cedência da antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Águas de Moura nº2, no Bairro Margaça, para instalação do Centro de Dia  e a atribuição de um apoio financeiro no valor de 5 mil euros à Casa do Povo de Palmela – Centro Social em Lagameças, para comparticipar nas despesas de aquisição de novos equipamentos de espaço de jogo e recreio (EJR).

Câmara cede edifício à União Social Sol Crescente para instalação de Centro de Dia

 Trata-se de um edifício com uma área de 2.543,69 m2, valor patrimonial de 42.122,50 euros e o contrato de comodato, agora aprovado, terá a duração de 20 anos.
A União Social Sol Crescente da Marateca é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que possui, como valências, creche e jardim de infância, centro de dia ou lar para a terceira idade e ocupação de tempos livres para crianças ou para adultos. Tem desenvolvido um trabalho de intervenção junto da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, designadamente, na localidade de Águas de Moura, prestando apoio  a 53 pessoas idosas, das quais 33 em Centro de Dia e 20 em Serviço de Apoio Domiciliário. Estas respostas têm sido prestadas em instalações provisórias, cedidas pelas BRISA, que se encontram degradadas  e implicam elevados custos de manutenção.



Centro Social em Lagameças vai ter espaço de jogo e recreio com novos equipamentos

O EJR do Centro Social em Lagameças encontra-se encerrado há mais de dois anos, por não apresentar  as condições mínimas de segurança à sua utilização e por não haver condições financeiras para a sua remodelação.
A Casa do Povo de Palmela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em julho de 1972, com o objetivo de promover o desenvolvimento, o bem estar e a solidariedade social da comunidade local, designadamente, em Lagameças, local onde esta instituição desenvolve o seu trabalho.
Atualmente, a Associação acolhe e presta apoio nas seguintes respostas sociais: 15 utentes na valência de Creche, 25 utentes na valência de Pré-escolar, 20 utentes na valência de ATL, 40 utentes na valência de Centro de Dia e 10 utentes na valência de Serviço de Apoio Domiciliário.









Aprovada celebração de contrato entre o Município e a União das Freguesias de Poceirão e Marateca


A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de 16 de março, a transferência da parcela de terreno do Cemitério da Marateca do domínio do município para a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, através da celebração de contrato de mutação dominial entre as duas partes.
O contrato, com a duração de 99 anos, confere à União das Freguesias, entre outros aspetos, a obrigatoriedade de promover  as obras de expansão do cemitério, conservação e constituição de um caminho de acesso à Estrada Nacional 10 e Igreja de S. Pedro da Marateca, a expensas suas.
Recorde-se que, em fevereiro passado, o município recebeu, por contrato de doação, a parcela de terreno em causa, com uma área de 7.360 m2, a desanexar da Herdade da Marateca, formalmente integrada no domínio público municipal.
A presente proposta será, posteriormente, submetida à deliberação da Assembleia Municipal.


Município atualiza comparticipações com seguros das viaturas de emergência dos bombeiros


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada de dia 16 de março, a atualização dos montantes das comparticipações destinadas a custear as despesas assumidas pelas Associações de Bombeiros do concelho com os seguros das viaturas de emergência. As verbas, a atribuir à Associações Humanitárias de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, totalizam 17.860 euros, valor que representa um acréscimo de mais 566 euros, face a 2015.
Esta comparticipação financeira surge no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre o município e as associações de bombeiros do concelho, para apoio ao funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes, um projeto pioneiro que iniciou em 1999 e que tem contribuído para a melhoria das condições de segurança das populações.


Associação
N.º Viaturas
Valor
Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela
29
7.248,00
Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo
26
5.753,00
Ass. Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura
20
4.859,00
Totais
75
17.860,00



Marateca abriu Semanas das Freguesias 2016

O ciclo de trabalho descentralizado que o município promove em cada uma das freguesias do concelho teve início, este ano, com Marateca, uma das freguesias marcadamente rurais. A vinha e o vinho, o tomate, o sobral e os vastos campos de arroz que nascem nas margens do Sado são algumas das principais riquezas deste território, que toca, já, o Alentejo.
A forma de trabalhar do Executivo assenta numa gestão participada e partilhada com todas e todos, desde os agentes económicos, culturais e sociais, à população em geral, e além dos atendimentos descentralizados e dos canais que, diariamente, estão abertos para receber contributos e ouvir problemas, são muitos e variados os projetos que envolvem as comunidades na vida do seu concelho, da sua freguesia, do seu bairro. As pioneiras “Semanas das Freguesias” do Município de Palmela trilham o seu caminho há mais de uma década e são uma peça indispensável nesta forma de entender e fazer política: no terreno, com as pessoas, com as instituições, recolhendo informação, perspetivando soluções, prestando contas.
A semana iniciou com a realização de uma reunião entre os executivos municipal e de freguesia, onde se fez um ponto de situação sobre projetos e intervenções em curso. Entre outros assuntos, foram analisadas questões relativas a investimentos em infraestruturas de saneamento, abastecimento de água e rede viária, designadamente, a continuação do calcetamento das bermas em Cajados e reforço da sinalização horizontal, definição da primeira fase da rede em baixa do saneamento em Cajados, a conclusão das infraestruturas e pavimentação na Rua José dos Santos, no Bairro Margaça, assim como o projeto de asfaltamento da segunda fase da Rua 9 de Março, numa zona de Vale da Abrunheira.
Discutiu-se também a necessidade de reforço da limpeza urbana, na recolha de monos e verdes, e foi apresentado o conjunto de intervenções que serão objeto de candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020. Foi, ainda, feita a avaliação dos protocolos de delegação de competências e dos níveis de serviço disponibilizados pela Loja Móvel do Cidadão na freguesia.


 Mais acessibilidade em Águas de Moura



A promoção da acessibilidade em todo o concelho tem sido um dos objetivos prioritários do Município, em termos de ordenamento urbano. As visitas realizadas durante a manhã de quarta-feira, dia 16, com a comunicação social, tiveram início com um passeio a pé pela Avenida da Liberdade, em Águas de Moura, para verificar as obras, já em curso e analisar outras previstas.
Este é um projeto que a autarquia pretende disseminar por todo o território do concelho e, depois de Pinhal Novo e da aldeia de Poceirão, comprometeu-se a intervencionar, também, o centro de Águas de Moura, uma área mais movimentada, que apresenta vários desafios nesta matéria, nomeadamente, passeios estreitos, que não podem, para já, ser alargados, sob pena de acabar com o estacionamento.
Assim, nesta fase, aposta-se no rebaixamento das zonas de acesso a passadeiras e transição de ruas, na repintura de passadeiras, bem como no ordenamento do estacionamento, com a criação de lugares próprios para bicicletas e ciclomotores e, junto aos serviços da União de Freguesias, de uma zona de estacionamento tipificada para pessoas de mobilidade condicionada e idosos.
Estas obras garantem melhor qualidade de vida para as pessoas com mobilidade condicionada e valorizam, no imediato, esta avenida. Trata-se, no entanto, de um projeto inicial, que terá maior abrangência em 2017 e que está a ser objeto de uma candidatura ao FEDER, com o objetivo de requalificar a baixa e zona comercial de Águas de Moura, ligando-a, também, às novas urbanizações e à zona do Quartel dos Bombeiros. 

Apresentado projeto para ampliação da EB Águas de Moura



Depois das acessibilidades,  as atenções viraram-se para a comunidade educativa, com uma visita à escola básica de Águas de Moura para apresentar, à direção da Escola e ao Agrupamento, o estudo prévio relativo à ampliação e remodelação deste estabelecimento de ensino. Trata-se de uma ambição da comunidade, que o Município tem acompanhado com muita atenção, e procedeu já, esta semana, ao lançamento do concurso para o projeto.
O estudo prévio aponta para a qualificação dos espaços exteriores e do edifício antigo, dotando-o de maior conforto, segurança e condições para corresponder às exigências das práticas educativas mais atuais. Será, também, construído um novo bloco, que terá uma área de gestão com sala de professores e de atendimento, sala polivalente/refeitório e sanitários diferenciados, além de uma zona de recreio coberta.
A acessibilidade e a eficiência energética são duas das preocupações do Município relativamente a este projeto, existindo um conjunto de candidaturas para apoio à eficiência energética que vão abranger todas as escolas do concelho. Prevê-se que a obra esteja no terreno no início de 2017.
Entretanto, a beneficiação no logradouro, com criação de um campo de jogos – compromisso assumido com as crianças, no âmbito do projeto “Poder Local: Eu conheço! Eu participo!” – já teve início e será concluído nas Férias da Páscoa. A obra contempla a pintura do campo de jogos, a instalação de uma rede de proteção e a colocação de balizas de futsal.

Sobreiro Grande vai ter área de proteção e interpretação



A comitiva visitou, de seguida, o Sobreiro Grande de Águas de Moura – para uns, “o casamenteiro”, para outros, o “assobiador” – uma árvore com 206 anos e mais de 16 metros de altura, que é reconhecida, internacionalmente, como o sobreiro mais antigo e mais produtivo do mundo, produzindo cortiça suficiente para o fabrico de 100 mil rolhas.
Empenhado na valorização deste espécime, o Município assumiu, como compromisso de mandato, a reabilitação paisagística da sua envolvente e apresentou, na quarta-feira, dia 16, um primeiro estudo para a “Zona de Contemplação e Interpretação do Sobreiro de Águas de Moura”. Pretende-se, assim, dar a dignidade e a visibilidade, aos níveis ambiental, patrimonial e turístico, que merece e, também, protegê-lo de utilizações abusivas.
O projeto inclui um passadiço que encaminhará os visitantes pelo espaço, zona de estar, informação interpretativa e a instalação de um ginásio de fitness junto ao Espaço de Jogo e Recreio já existente. É, também, parte integrante do projeto um conjunto de sinalética, quer direcional, quer para promoção turística na EN10 desta atração turística, que conduz muitos visitantes até Águas de Moura.
O estudo já foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que acolheu de forma muito positiva a atenção do Município para com este sobreiro. Depois do parecer do ICNF, conclui-se o estudo e o concurso avançará, para concretizar esta intervenção o mais rapidamente possível.

Adega Casal Freitas perpetua herança familiar



A manhã de visitas à freguesia, no dia 16, terminou na Adega Casal Freitas, em Fernando Pó. De José Bento da Silva Freitas, com 93 anos de idade, esta casa é, atualmente, gerida pela filha, Maria Amália Freitas, e contribui para a fama da localidade enquanto aldeia vinhateira.
Trata-se de uma empresa pequena, de cariz familiar, que dá emprego permanente a seis pessoas. São produzidos, anualmente, entre 500 mil a 700 mil litros de vinho, especialmente para o mercado nacional, com alguma exportação para a Bélgica.
A gestora tem investido na modernização da produção e na eficiência energética e mostrou-se satisfeita com o caminho que tem sido trilhado, apesar de sublinhar que é impossível competir com os preços praticados pelas empresas de grande dimensão. Assim, a aposta maior tem sido na qualidade, utilizando apenas produtos de topo de gama, e são os bag-in-box que registam maior procura, quer por parte dos privados, quer ao nível da restauração. A empresa tem pouca vinha própria e compra a matéria-prima aos pequenos produtores locais.
Nos tintos, o destaque vai para as castas Castelão (Periquita), Syrah, Touriga Nacional e Alicante Bouschet, e nos brancos, para Fernão Pires, Arinto e Chardonnay. É, ainda, produzido vinho Rosé.
Com um acolhimento caloroso, esta família guiou  visita através da unidade de produção, desde a receção das uvas à embalagem e expedição, terminando na sala de provas, onde recebe, com assiduidade crescente, clientes e turistas nacionais e estrangeiros.


Entreposto LIDL de Marateca abastece zona sul do país


Na quarta-feira à tarde, os Executivos Municipal e da Junta, técnicas e técnicos municipais e a comunicação social tiveram oportunidade de visitar o entreposto LIDL, em Marateca – um dos cinco que a multinacional alemã detém em território nacional.
Com uma extensão de 33 mil metros quadrados de área coberta e a operar desde o ano 2000, este armazém de distribuição abastece toda a zona sul do país, do rio Tejo ao Algarve, recebendo, diariamente, mais de cem camiões. Durante a visita, foi possível aprender bastante sobre logística e conhecer a tecnologia mais atual ao serviço deste setor, em que a empresa tem feito uma enorme aposta, para garantir a qualidade dos produtos e o abastecimento das lojas, com ganhos económicos e ambientais.
A responsabilidade social é uma preocupação transversal na empresa, que apoia, regularmente, instituições particulares de solidariedade social e associações de defesa dos animais, e dá prioridade a produções sustentáveis e de comércio justo. O LIDL tem sido, também, parceiro do Município, no âmbito do “Mecenas de Palmela”, e já confirmou a sua participação no programa, este ano, contribuindo para a prossecução de vários projetos municipais, nomeadamente, nas áreas da proteção civil e da educação.
Neste momento, o LIDL tem 400 mil trabalhadores no mundo e é, desde o ano passado, a maior empresa de distribuição da Europa, encontrando-se em expansão para os Estados Unidos da América. Este é um momento de crescimento da empresa, que está a recrutar bastantes funcionários e a aumentar o número de lojas em todo o mundo. Atualmente, está a desenvolver um programa inovador de formação internacional, de dois anos, com jovens recém-saídos das universidades.
Teremos, em breve, obras na loja LIDL de Pinhal Novo, que passará a contar com a imagem mais recente da marca e instalações mais qualificadas, existentes, no momento, em apenas três das 241 lojas do país. Também para o entreposto de Marateca estão previstas obras de beneficiação e, possivelmente, de ampliação, a discutir com o Município em breve.

 União Social Sol Crescente da Marateca vai ter casa nova



Depois de, na quarta-feira à noite, no âmbito da reunião pública descentralizada, realizada no Grupo Desportivo “Leões de Cajados”, ter sido aprovada, de forma unânime, a celebração de um contrato de comodato com a União Social Sol Crescente da Marateca para cedência da antiga EB Águas de Moura 2, em Bairro Margaça, onde passará a funcionar o Centro de Dia, dia 17 decorreu uma visita às suas atuais instalações e à creche.
Na antiga escola – um edifício com mais de 2.500 metros quadrados de área – esta instituição particular de solidariedade social terá melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade e para apoiar os seus 33 utentes em Centro de Dia, bem como os 20 que usufruem do Serviço de Apoio Domiciliário.
Constituída em 1986, esta instituição evidencia a consolidação de laços com a comunidade, sendo o seu trabalho claramente reconhecido. Tem vindo a estabelecer uma relação de cooperação com os seus parceiros, designadamente, entidades com intervenção social e intervém, com elas, no território, visando o bem-estar e a inclusão. Atualmente, assegura as respostas sociais de creche, pré-escolar, ATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. A Associação disponibiliza, também, 50 refeições diárias, através da Cantina Social, medida que decorre do Programa de Emergência Social, e continua a assegurar, na época balnear, semanas de praia às crianças e população sénior da freguesia. A União Social Sol Crescente apoia, ainda, no âmbito de parcerias estabelecidas com outras instituições, 140 pessoas com refeições, através do Programa de Apoio Alimentar do Banco Alimentar contra a Fome da Península de Setúbal.
Na visita efetuada na quinta-feira, dia 17, técnicos e técnicas municipais e os Executivos da Câmara Municipal e da União de Freguesias tiveram oportunidade de registar as preocupações desta IPSS, nomeadamente, a diminuição na procura de respostas sociais de apoio às pessoas idosas, infância e juventude, a inexistência de oportunidades de financiamento, a necessidade de salvaguardar a sustentabilidade da instituição e manutenção dos 26 postos de trabalho.