terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Município promove discussão pública sobre memorial do Arco da Ponte de Pinhal Novo


O Município de Palmela pretende avançar com a construção de um memorial evocativo do antigo Arco da Ponte de Pinhal Novo, a partir da alvenaria de pedra original. A ação - que vem ao encontro da vontade manifestada pela população desde o desmantelamento do Arco em 2002, no decorrer das obras de modernização da linha férrea, da responsabilidade REFER – será alvo de uma sessão pública no dia 19 de janeiro, às 21 horas, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, integrada no programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo.
Nesta sessão, pretende-se debater a localização do memorial e recolher memórias, orais e fotográficas, sobre as diversas utilizações e formas de apropriação daquele local pelas várias gerações. A informação recolhida irá inspirar a criação artística da obra, contribuindo, também, para enriquecer a historiografia local e o espólio do Museu Municipal. Este trabalho do Museu terá continuidade nos próximos meses, com diversas sessões do projeto de recolha fotográfica “Álbum de Família” no Pinhal Novo.
Datado dos anos 30 do século XX, o antigo Arco da Ponte sobre o caminho de ferro, em Pinhal Novo, passava sobre a Rua de Olivença e o viaduto era utilizado, por exemplo, como espaço de convívio pelos jovens. Hoje, de forma simbólica, pretende-se restituir a sua função de comunicação: antes, local de passagem entre os dois lados da linha férrea; hoje, ponto de diálogo entre o passado e o presente.
Além da sessão pública, a população poderá participar através do envio de imagens digitalizadas do Arco da Ponte e/ou depoimentos com as suas memórias para o e-mail museumunicipalpalmela@gmail.com.