sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Granfondo e Clássica fazem da Arrábida a capital do ciclismo

É já no fim de semana de 4 e 5 de março que a região da Arrábida será palco de duas provas, com meta no Castelo de Palmela, que prometem fazer história no panorama do ciclismo português. A apresentação pública da terceira edição da Granfondo e da estreia da Clássica da Arrábida foram pretexto para um encontro, no dia 22 de fevereiro, dos Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, da Federação Portuguesa de Ciclismo e da empresa Lima&Limão Cycling Services com a comunicação social.



A Clássica da Arrábida, a realizar no dia 5, é uma prova de classe 2 internacional, inserida no calendário da União Ciclista internacional, e constitui o segundo evento pontuável para o Troféu Liberty Seguros. Está, já, confirmada a participação de todas as equipas portuguesas continentais e de equipas, bem como de várias equipas internacionais: de Espanha, a Burgos BH e a Caja Rural Seguros RGA Sub-23; dos Estados Unidos da América, a Axeon Hagens Berman e a Rally Cycling; da Bolívia, a Equipo Bolivia; da Noruega, a Team Sparebanken Sor; da Rússia, a Lokosphinx. O percurso, com 186,6 quilómetros, descrito pela Federação como «um tradicional “rompe-pernas”» com «um final espetacular», tem início na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, às 11h15, passando por Sesimbra e por toda a região da Arrábida, para chegar ao Castelo de Palmela às 15h45.



A anteceder a prova profissional, no dia 4, a terceira edição da Granfondo da Arrábida proporciona o prazer da competição a cerca de 600 praticantes de ciclismo amador, provenientes de Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil. A prova conta com três propostas de percurso, adequadas a diferentes graus de preparação – 134, 113 e 54 quilómetros, sempre com partida e chegada no Castelo de Palmela.
Para Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, esta é «uma nova forma de fazer ciclismo, onde se aposta na conjugação de provas profissionais e de massas, promovendo a modalidade e, simultaneamente, valorizando o património cultural e o território. O projeto Cycling Portugal definiu um calendário de provas em época baixa, apelativo para as equipas internacionais que, ao longo de cerca de um mês, podem treinar e competir em Portugal. A Clássica da Arrábida alia-se, assim, à Volta ao Algarve e à Volta ao Alentejo, num nicho de mercado que o país «deve aproveitar e potenciar».

Parceria aposta na prática responsável da modalidade

Além da organização das duas provas, pelo menos até 2019, e da afirmação da região enquanto destino privilegiado para a prática de ciclismo e de turismo em bicicleta – associando desporto, natureza e cultura – a parceria entre estas entidades contempla a promoção do ciclismo sustentável e responsável. Os contratos-programa celebrados na ocasião incluem a elaboração, por parte da Federação, de um dossiê sobre os Percursos Cicláveis da Arrábida, que compile as estradas adequadas à prática, a rede de ciclovias da região e as lojas e serviços relacionados.


Álvaro Balseiro Amaro acredita que a prática sustentada de desporto contribui para comunidades mais saudáveis e que o projeto, assente em marcas e valores, vai deixar resultados no território e será um sucesso desportivo e cultural. O Presidente da Câmara Municipal de Palmela mostrou-se muito satisfeito com a parceria, que terá objetivos cada vez mais ambiciosos, e considera que a região fica a ganhar.
 


Condicionamentos de trânsito e estacionamento nos dias 4 e 5 de março:

No âmbito da realização da Granfondo da Arrábida e da Clássica da Arrábida, nos dias 4 e 5 de março, a circulação de veículos e o estacionamento no Centro Histórico da vila, vão estar condicionados, de acordo com a seguinte informação:

Proibição de Estacionamento e Circulação de Veículos
Das 16h30 do dia 3 de março de 2017 às 18h do dia 5 de março de 2017 no Miradouro de Palmela.

Proibição de Estacionamento
Entre as 8h00 e as 16h30 no dia 4 de março (sábado)
Rua Hermenegildo Capelo (entre o Restaurante Retiro Azul e Gabinete do Centro Histórico) –  Rua Afonso de Albuquerque - Rua Heliodoro Salgado – Rua de Nenhures – Alameda D. Nuno Álvares Pereira

Entre as 8h00 e as 17h00 no dia 5 de março (domingo)
Rua Hermenegildo Capelo – Rua Afonso de Albuquerque – Praça Duque de Palmela -  Alameda D. Nuno Álvares Pereira - Av.ª dos Cavaleiros de Santiago e Espada

Corte e Condicionamento de Vias
Entre as 11h00 e as 15h30 no dia 4 de março (sábado)
- Corte de trânsito na Rua Heliodoro Salgado (os ciclistas farão o percurso em sentido contrário)
- Condicionamento de circulação:
- Rua Hermenegildo Capelo;
- Rua Afonso de Albuquerque;
- Rua de Nenhures;
- Alameda D. Nuno Álvares Pereira

Entre as 15h30 e as 16h30 no dia 5 de março (domingo)
Rua Afonso de Albuquerque, Rua Hermenegildo Capelo, Praça Duque de Palmela, Largo do Município, Alameda D. Nuno lvares Pereira.