segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Município reivindica Ensino Secundário para Escola José Saramago em Poceirão e Marateca



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de câmara descentralizada do dia 15 de fevereiro, uma moção sobre o alargamento ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas José Saramago.
No documento, o Município sublinha a relevância desta medida e a importância do Agrupamento no contexto da comunidade. Em causa está a deslocação dos alunos para escolas de Palmela, Pinhal Novo e Setúbal, para concluírem os seus estudos secundários. Com o alargamento da rede, o Agrupamento terá condições de criar uma oferta educativa específica e enquadrada nas atividades socioeconómicas da região, potenciando, desta modo, a fixação futura dos alunos na sua área de origem.
Abaixo, transcreve-se o texto integral da moção:

«O Agrupamento de Escolas José Saramago, no concelho de Palmela, tem-se constituído como uma instituição de referência, cuja passagem de agrupamento horizontal para agrupamento vertical veio ao encontro das necessidades e expectativas no que diz respeito ao prosseguimento dos estudos da população juvenil.
A criação dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, servindo as freguesias de Poceirão e Marateca, veio contrariar o insucesso escolar e contribuir para a fixação de famílias mais jovens, nestes territórios rurais. Essa era, aliás, a convicção dos órgãos autárquicos, da comunidade educativa e população que reivindicou, ao longo de anos, a nova escola.
O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos leva agora a que os alunos tenham de se deslocar para escolas de Palmela, Pinhal Novo e Setúbal, entre outras, para concluírem os seus estudos secundários. Atualmente, são 84 os alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade da EB 2/3 José Saramago e que estarão nesta situação, no próximo ano letivo.
A possibilidade de concluírem a escolaridade obrigatória no seu local de residência beneficiaria o desempenho e aprendizagem destes alunos que, de outro modo, terão de efetuar, diariamente, um mínimo de 30 quilómetros, saindo muito cedo e chegando muito tarde a casa, sujeitando-se à escassa e, por vezes inexistente, rede de transportes, com os naturais prejuízos que daí decorrem.
Com o alargamento da rede ao ensino secundário, o Agrupamento de Escolas José Saramago tem condições de criar uma oferta educativa específica e enquadrada nas atividades socioeconómicas da região. Ou seja, dispõe de recursos físicos, materiais e humanos, que possibilitam a continuidade dos estudos aos alunos, próximo das famílias, e potenciam a fixação futura na sua área de origem.
Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão pública, em Fernando Pó, a 15 de Fevereiro de 2017, delibera:
-        Solicitar ao Ministério da Educação o alargamento ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas José Saramago, a partir do ano lectivo 2017/18;
-        Enviar a presente moção às seguintes entidades:
§  Grupos Parlamentares da Assembleia da República
§  Primeiro-Ministro
§  Ministro da Educação
§  Secretária de Estado Adjunta e da Educação
§  Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsT)
§  Conselho Metropolitano de Lisboa
§  Assembleia Municipal de Palmela
§  Juntas de Freguesia do Concelho
§  Conselho Municipal de Educação
§  Conselho Municipal de Juventude
§  Agrupamento de Escolas José Saramago
§  Conselho Geral do Agrupamento de Escolas José Saramago
§  Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Marateca Poceirão (APAMP)
§  Comunicação Social».