quarta-feira, 8 de março de 2017

Contrato de financiamento para regularização da Ribeira da Salgueirinha assinado



A assinatura do Contrato de Financiamento do projeto “Ribeira da Salgueirinha – Regularização do Troço de Pinhal Novo” entre a Câmara Municipal de Palmela e o Fundo Ambiental decorreu, ontem, dia 7 de março, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
A cerimónia contou, entre outras individualidades, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, da Secretária – Geral do Ministério do Ambiente, Maria Alexandra de Carvalho e do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Para o Presidente da Câmara de Palmela trata-se de «uma importante etapa que ficará na história do Pinhal Novo e do concelho e uma reivindicação de décadas» do Município e da Freguesia. Álvaro Balseiro Amaro recordou, na ocasião, o historial deste processo que remonta a 1994, data do primeiro projeto de regularização elaborado pelo INAG e que chegou a estar inscrita em PIDDAC diversos anos e foi objecto de inúmeras moções e reivindicações políticas. Sublinhou, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e o compromisso de lançar a empreitada nos próximos seis meses, reafirmando que “valeu a pena lutar pela regularização, uma atitude de disponibilidade e de compromisso que contribuiu para fazer acontecer um projecto há muito esperado”.
Por outro lado, o Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, sublinhou o trabalho “fundamental” desenvolvido em parceria com as autarquias e a Regularização da Ribeira da Salgueirinha enquanto projeto de maior dimensão a nível individual a ser comparticipado pelo Fundo Ambiental, “uma ferramenta muito boa para poder intervir no território”.
Esta intervenção abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona do Vale do Alecrim e a Lagoa da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.
A regularização da Ribeira da Salgueirinha, constitui, sobretudo, uma intervenção a nível hidráulico, no que diz respeito a atravessamentos e, concilia as dimensões ambiental, rural e urbana da freguesia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem.