terça-feira, 11 de abril de 2017

Município continua a investir no ambiente e melhora imagem urbana


O município de Palmela abriu o Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis de Pinhal Novo, que é um local onde os munícipes podem entregar resíduos para reciclagem com um volume superior ao admitido nos ecopontos ou para os quais não existem contentores atribuídos. É o caso de resíduos verdes, ou seja resíduos provenientes da limpeza de jardins e espaços verdes, como aparas, pequenos troncos, relva cortada, ervas ou similares; e é também o caso de monstros ou monos, isto é objetos volumosos fora de uso.
Neste espaço, podem ser entregues, também, Óleos Alimentares Usados (OAU).
O objetivo é que os cidadãos venham entregar estes resíduos valorizáveis (para além dos já identificados podem ser recolhidos também vidro, papel cartão e plásticos), até 2m3, ao centro, em vez de os abandonarem na via pública.
A preferência pelo uso do centro tem consequências muito importantes e positivas para o ambiente. Os resíduos entregues no centro podem ser valorizados, entrando na cadeia da reciclagem - seguem para compostagem, no caso de resíduos verdes; e para outros destinos apropriados, nos restantes casos. Se esses resíduos verdes forem misturados com resíduos domésticos, acabam por seguir para aterro.
Há também importantes mais-valias para o espaço urbano. Os resíduos entregues no centro ficam devidamente acondicionados até à sua transferência para os destinos apropriados. Quando são abandonados no espaço público, infelizmente tantas vezes fora do horário e condições autorizadas, acabam por provocar sujidade no espaço públicos. Assim, entregar resíduos no centro de transferência de resíduos valorizáveis é melhorar a imagem urbana, a salubridade e reduzir os custos com a limpeza, poupando-se assim o dinheiro que é de todos nós.
Atualmente, em Pinhal Novo são recolhidas na via pública cerca de 16 toneladas de monos e monstros e mais de duas toneladas de verdes por mês. É uma quantidade considerável de resíduos, que fica muito melhor entregue no centro de transferência.
O Centro de Transferência está aberto ao público de 3ª a 6ª das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados das 9h00 às 13h00.
Grande parte da obra foi feita por administração direta, ascendendo ainda assim este investimento a cerca de 10.000€. Este é um investimento que se vem juntar a outros. O município investiu, nos últimos anos, mais de 10.000€ anuais em campanhas de sensibilização ambiental. Mas muito do investimento que fazemos está diluído noutras iniciativas ou nos nossos meios internos.
O investimento feito pelo município em saneamento, na recolha e tratamento de resíduos, na limpeza de linhas de água ou na proteção da água pública, acima de 5,5 milhões de euros, é, todo ele, um investimento no ambiente.