quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mudança de hábitos do dia a dia é essencial para preservar a água


O Município de Palmela fez um apelo público ao uso eficiente da água, juntando-se à preocupação nacional de redução dos efeitos da seca moderada a severa que se faz sentir em grande parte da região sul, em particular, na bacia do rio Sado.
A mudança de pequenos hábitos quotidianos é fundamental para este objetivo, pelo que o Município divulgou um conjunto de regras para poupança de água, dirigidas à comunidade e também às equipas municipais, e adotou medidas como a redução das regas, em especial nas horas de calor, a redução das lavagens de viaturas ou em espaços púbicos.
No que respeita à gestão da rede de água, o Município tem em curso um programa - o IPERDAS - que visa reduzir perdas de água e reforçar o seu uso eficiente.


O que podemos fazer?

Em casa:
- Evitar, ou limitar ao máximo, lavar carros e logradouros ou encher piscinas;
- Se existir jardim ou horta, regar o menos possível (rega de sobrevivência);
- Reforçar as medidas de poupança: reduzir o volume do autoclismo ou fazer descargas mais curtas; fechar as torneiras durante a higiene, na lavagem da loiça ou roupa e usar as máquinas apenas quando estão cheias;
- Colocar redutores de caudal nas torneiras.

No trabalho:
- Adotar as medidas a aplicar em casa, com as necessárias adaptações;
- Em caso de deteção de fuga de água em edifícios ou no espaço público, avisar imediatamente os serviços competentes;
- Se o trabalho implicar o uso de água, seguir as instruções de poupança;
- Contribuir ativamente, dando novas sugestões para o uso eficiente da água.

           A poupança de água também contribui para poupar energia e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, já que quanto menos água se gasta, menor é a energia usada para a bombar para os reservatórios. Este é um importante contributo para preservar o ambiente e reduzir a pegada ecológica.