segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Aprovada candidatura para a primeira fase da requalificação da Estrada de Vila Amélia

No último trimestre de 2017 terá início, ao abrigo da 1.ª fase da operação  HUB10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial – Concelho de Palmela, a requalificação do troço norte da Estrada de Vila Amélia (importante eixo na ligação à Península de Setúbal, tanto para o transporte de passageiras/os como para o de mercadorias), num investimento global superior a 610 mil euros e numa extensão territorial de 1,2 km. 
Trata-se de uma obra há muito reivindicada pelas/os utentes desta via e que contempla a execução de uma  rotunda na interseção dos concelhos de Setúbal e Palmela (junto à Rua dos Fazendeiros) para redução do trânsito acumulado em horas de ponta, a requalificação da rotunda da Makro, o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico e a criação de uma via para mobilidade suave (peões e ciclistas).


A operação concorre, assim, para a promoção de uma ligação intra e intermunicipal eficaz, multimodal e mais segura, bem como para a valorização da Península de Setúbal, a partir da conurbação Vila Amélia/Quinta do Conde e sua ligação a Lisboa e ao Sul via A2, A33 e EN10.
Recorde-se que a operação HUB10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial é uma iniciativa conjunta dos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, que tem como objetivo promover a Península de Setúbal como uma área privilegiada e dinâmica de expansão da região metropolitana de Lisboa, através da melhoria de vias de comunicação em torno da EN10.
O Município de Palmela vai realizar a operação em duas fases, com a segunda fase a incidir sobre os troços Nascente e Sul da Estrada dos Quatros Castelos. A 1.ª fase da operação  HUB10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial – Concelho de Palmela foi candidatada ao PORLisboa2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento  Urbano – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS), tendo sido aprovada no início de agosto. Será cofinanciada em 50% pelo FEDER. A 2.ª fase será candidatada à mesma linha de financiamento no decorrer do presente ano.