segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Palmela avança com a sua “Janela da Arrábida”


Inserida na estratégia de valorização e de diversificação da sua oferta turística, o Município de Palmela vai apostar na qualificação do Espaço Fortuna – Artes e Ofícios, na Quinta do Anjo, de modo a permitir a visitantes e turistas a fruição e a descoberta do Património Arrábida e, simultaneamente, a sua conservação, valorização e promoção.
No âmbito desta operação, será criado um centro  de interpretação multidisciplinar e multifuncional, onde será possível a visitação, a observação, o descanso, o lazer e a fruição da Serra da Arrábida, tirando o máximo partido das idiossincrasias do território. Em articulação com Setúbal, Sesimbra e o Parque do Alambre, será construída, neste local, a Janela para a Serra da Arrábida de Palmela.


O projeto contempla, ainda, a reabilitação do edificado, a requalificação dos jardins e a musealização do espaço, a criação de espaços de observação e interpretação e percursos e espaços de visitação, ordenados e sinalizados, a partir de Palmela.
A operação “PRARRÁBIDA - Janela da Arrábida Palmela” resulta de uma candidatura já aprovada ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa2020), inscrita no Pacto para o desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), no âmbito da prioridade de investimento 6.3. Conservação, proteção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural. O custo total da operação é de 620 mil euros, com um cofinanciamento FEDER de 50%. A sua conclusão e abertura ao público são esperadas para finais de 2018.



Recorde-se que o PRARRÁBIDA engloba um conjunto diversificado de ações e vários parceiros, nomeadamente, os municípios de Sesimbra e Setúbal, a ADREPES - Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, a Associação de Municípios da Região de Setúbal, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O Município de Palmela tem quatro projetos inseridos dentro do PRARRÁBIDA (Valorização de sítios arqueológicos - Grutas da Quinta do Anjo e Alto da Queimada; Espaços de lazer e bem-estar; Janela da Arrábida Palmela; CAFA – Castelos e Fortalezas da Arrábida – Castelo de Palmela), tendo os três primeiros recebido financiamento comunitário das mesmas linhas de financiamento e prioridade de investimento.