quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Município e Associação Industrial Portuguesa celebram Protocolo de Cooperação



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 6 de setembro, o Protocolo de Cooperação a celebrar entre o Município e a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP).
De acordo com o Protocolo, que vigora até ao final de 2018, o Município de Palmela vai integrar a Rede Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), enquanto stakeholder, constituindo uma vantagem para os agentes económicos da região e para o desenvolvimento do território.
Em Portugal, a rede representada por um consórcio de 12 entidades públicas e associativas, distribuídas por todo  o  território  nacional,  integra  os  seguintes parceiros:  ACIF - Associação  Comercial e Industrial do Funchal, AEP - Associação Empresarial de Portugal, AIDA - Associação Empresarial de Aveiro, AIMINHO - Associação Industrial do  Minho,  AIP - Associação  Industrial  Portuguesa, ANI - Associação  Nacional  de  Inovação  S.A.,  CCDR  Algarve – Comissão  de  Coordenação  e  Desenvolvimento  Regional  do  Algarve,  CCIPD-  Câmara  de  Comércio  e  Indústria de Ponta Delgada, CEC - Conselho Empresarial do Centro, INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e  Ciência, LNEG -  Laboratório  Nacional  de  Energia  e Geologia e é coordenada pelo  IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P..
A Enterprise Europe Network, uma iniciativa da Comissão Europeia, criada em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, dispõe atualmente de mais 600 pontos de contacto em  cerca de 60 países. No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede possui, entre outras responsabilidades, o apoio à inovação e internacionalização de empresas, em ligação direta com o Programa Horizonte 2020 e, particularmente, ao SME Instrument, criado para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.