sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Candidatura CAFA aprovada - Castelo de Palmela mais acessível

Foi aprovada a candidatura CAFA – “Castelos e Fortalezas da Arrábida – Castelo de Palmela”, uma ação prevista no PRARRÁBIDA, Plano de Ação para a Conservação, Valorização e Promoção do Património Histórico, Cultural da Arrábida, que integra o conjunto de projetos intermunicipais que unem Palmela, Sesimbra e Setúbal.
A operação representa um investimento de cerca de 300 mil euros, cofinanciado em 50% pelo FEDER, e tem como objetivos a requalificação e a valorização patrimonial do Castelo de Palmela no que respeita à acessibilidade para públicos com mobilidade reduzida, através da abolição de barreiras, numa lógica de igualdade de oportunidades.


Esta intervenção, na linha da valorização do edificado e do espaço público e qualificação do património que a autarquia tem vindo a desenvolver, irá contribuir para uma ligação harmoniosa de todo o monumento, da Igreja de Santiago à Praça de Armas, melhorando as condições de promoção de eventos e a fruição turística. Em concreto, as obras irão incidir ao nível do estacionamento, dos pavimentos e dos obstáculos que impedem o acesso a espaços interiores e exteriores, às áreas musealizadas e de descanso.

A ação CAFA – “Castelos e Fortalezas da Arrábida – Castelo de Palmela” está inscrita no Pacto de Desenvolvimento de Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), tendo sido candidatada ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (Lisboa2020), no quadro do Eixo 4 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, através da Prioridade de Investimento 6.3. Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.