quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vinhos, gastronomia, música e visitas guiadas no centro das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo




A Câmara Municipal de Palmela e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal promovem, ao longo do mês de novembro, um vasto programa comemorativo que assinala o Dia Europeu do Enoturismo, 13 de novembro, instituído em 2009 pela RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho.
As adegas do concelho prepararam um conjunto de atividades especialmente pensadas para a ocasião, que se conjuga, também, com as tradicionais comemorações do Dia de S. Martinho. Visitas guiadas, provas de vinho com produtos regionais, concertos “Sons do Vinho” e promoções são os principais atrativos. Na aldeia de Fernando Pó, continuam as visitas “Rotas das Vinhas do Pó”, com ligação ferroviária a partir de Lisboa - um dia com visitas, passeios, provas de vinhos e outras delícias da região, para conhecer de perto uma aldeia vinhateira no coração da Península de Setúbal e apreciar os “jardins de vinhas”.
Nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19, destaque, também, para mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel, que encerram o programa “Palmela, Experiências com Sabor!” 2017 com propostas tentadoras nos restaurantes do concelho.
O Dia Europeu do Enoturismo pretende divulgar o património, a cultura e as tradições dos territórios que constituem a rede, bem como as suas empresas produtoras de vinho e propostas enoturísticas, contribuindo para reforçar o turismo na Europa em torno do vinho. A RECEVIN conta com o apoio das Associações Nacionais de Cidades do Vinho e de várias cidades associadas, na Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia, representando cerca de sete centenas de cidades de toda a Europa. Este ano, as comemorações do Dia do Enoturismo assumem, também, dimensão mundial, através da rede de promoção da Aenotur - Associação Internacional de Enoturismo. 
Programa completo em www.cm-palmela.pt.