terça-feira, 23 de janeiro de 2018

“Eu Participo!” bateu recordes em 2017


Decorreu, no dia 15 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Palmela, a assembleia final para apresentação dos resultados da edição 2017 do processo “Eu Participo!”. Perante casa cheia, a autarquia deu a conhecer as intervenções mais votadas pela população, em cada uma das freguesias, e aquelas que, tendo enquadramento técnico e financeiro, foram já assumidas para o presente mandato e integradas nas Grandes Opções do Plano. No total, são duas dezenas de obras, onde as pavimentações e o saneamento básico assumem particular importância.
O processo bateu recordes de participação em 2017 e, além do entusiasmo e interesse demonstrados pelas/os muitas/os munícipes que participaram nas reuniões descentralizadas, contou com a entrega de 284 inquéritos em abril e 718 em novembro. A avaliação do processo por parte das/os participantes é claramente positiva, no que respeita, em particular, aos objetivos, ao ciclo anual, aos inquéritos e às assembleias. A oportunidade de participação e a discussão pública, a divulgação, a informação e transparência, a prestação de contas e o conhecimento das necessidades do território são os aspetos mais valorizados pela população. É de sublinhar, também, que são as/os munícipes com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos que mais participam no processo.
Em 2018, o “Eu Participo!” retoma o ciclo normal, com discussão e apresentação de propostas entre 9 e 13 de abril, análise política e técnica das propostas apresentadas ao longo do verão e assembleias para debate e hierarquização entre 10 e 14 de setembro. A apresentação de resultados decorrerá em dezembro.
Pioneiro, em Portugal, na implementação de processos de democracia participativa, o Município de Palmela partilha e discute com as populações e agentes locais das suas cinco freguesias, anualmente, a gestão pública do território, em processos como o “Eu Participo!” ou as Semanas das Freguesias. Internamente, é dinamizado o “Eu Participo! Trabalhadoras/es Municipais” e, junto da comunidade educativa, o Município desenvolve, ainda, um projeto de participação e educação cidadã, premiado internacionalmente.


Propostas de intervenção incluídas em GOP

- Repavimentação do Bairro das Pegarias – 2.ª fase (Palmela)
- Pavimentação da Rua Joaquim Gomes Romão – 2.ª fase (Poceirão)
- Pavimentação da Rua Constantino Loureiro – 1.ª fase (Poceirão)
- Pavimentação da Rua 5 Outubro – troço norte (Cajados)
- Pavimentação de troço da EM 533 (Poceirão)
- Pavimentação da Rua das Laranjeiras (Quinta do Anjo)
- Pavimentação do Aceiro do Marcolino (Pinhal Novo)
- Pavimentação da Rua Luís de Camões/ Rua dos Lusíadas/ Rua das Flores, Lagoinha (Palmela)
- Pavimentação da Rua 25 de Abril/Rua 1.º de Maio – Bairro do Pinheiro Grande (Pinhal Novo)
- Pavimentação da Rua 1.º de Maio – prolongamento (Cajados)
- Pavimentação da Rua Nova do Vale (Águas de Moura)
- Rede de esgotos em Cajados
- Prolongamento de abastecimento de água em Aldeia Nova da Aroeira
- Pavimentação da Rua da Escola/ Brejos Carreteiros - 2.ª fase (Olhos de Água)
- Ligação da Rua da Beira Litoral à Rua da Constituição (Quinta das Flores)
- Pavimentação da Rua do Montinhoso (Pinhal Novo)
- Rede de esgotos na Avenida do Padre Nabeto (Aires, Palmela)
- Colocação de esgotos na Avenida do Padre Nabeto (Aires, Palmela)
- Asfaltamento do troço final da Rua da Sociedade (Palmela)
- Espaço de Jogo e Recreio na Urbanização da Quinta do Outeiro (Palmela)