terça-feira, 3 de abril de 2018

Cine-teatro S. João acolhe exposição “A PIDE em Pinhal Novo”




Até  11 de maio, o Cine-teatro S. João, em Palmela, acolhe a exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça”, numa organização da Câmara Municipal de Palmela, que presta, assim, homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas da ditadura fascista ao longo de 48 anos.  
A mostra está em itinerância pelo concelho, depois de ter sido inaugurada em 2017, em Pinhal Novo, aquando do lançamento do livro com o mesmo nome, da autoria de José António Cabrita (Coleção Estudos Locais – Câmara Municipal de Palmela), e de, já este ano, ter passado pelo Poceirão.
O Município pretende dar continuidade à parceria com José António Cabrita, para aprofundar o estudo e a divulgação do que foi o empenho, a dedicação e a abnegação de quem lutou e sofreu, em nome da justiça e dos direitos sociais e políticos e da melhoria das condições de vida.
José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado, também, à investigação de diversos temas, entre os quais, a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo. Nesta obra sobre a ação da PIDE, o autor explora o arquivo documental da Polícia Política e dá voz a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos.
O livro “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a Memória não esmoreça” estará à venda no Cine-teatro S. João durante o período da exposição.