quinta-feira, 12 de abril de 2018

Poceirão ganha Pavilhão Multiusos



O Portugal 2020 aprovou a candidatura “Requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão”, submetida pelo Município de Palmela ao POR Lisboa2020, com um montante global de 515.063,28€ do FEDER e uma taxa de cofinanciamento de 50%.
Mantendo, também, a sua atual vocação desportiva, este equipamento de utilização coletiva será transformado num espaço multifunções, com gabinetes de apoio à comunidade e espaço para a realização de atividades de desenvolvimento social a promover pelos diferentes agentes locais, possibilitando a promoção de parcerias e a consolidação de sinergias locais.
A intervenção contempla a cobertura do campo, adaptação dos balneários e sanitários, melhoria das acessibilidades e a criação de salas independentes para acolhimento de respostas sociais.
Com a requalificação do polidesportivo, situado no coração da localidade, o Município pretende contribuir para incentivar a prática desportiva e hábitos de vida saudáveis entre a população, igualdade de oportunidades e inclusão social, diminuindo as assimetrias territoriais e promovendo outras centralidades na região de Lisboa. A sua programação e utilização articulam-se com as ações e atividades de empreendedorismo e inclusão social, também previstas no POR Lisboa2020, e com atividades inscritas no Contrato Local de Desenvolvimento Social do Concelho (CLDS) e na iniciativa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), da responsabilidade do GAL ADREPES RURAL.
Esta operação integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Palmela (PEDU), nomeadamente, do PAICD – Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (Prioridade de Investimento: 9.8 - A concessão de apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais).